Com apoio de concorrentes, Paulo Miguez encabeça lista tríplice para reitoria da UFBA

Elaine Alves

O Colégio Eleitoral elegeu os nomes que compõem a lista tríplice para reitor e vice-reitor da UFBA, tendo como primeiro colocado o atual vice-reitor Paulo Miguez com 54 votos, em sequência Eduardo Luiz e Olival Freire com 17 e 16 votos respectivamente. Cada candidato obteve 15 minutos de discurso, no qual, os integrantes da lista tríplice manifestaram apoio à nomeação de Paulo Miguez.

Após interferências do presidente Jair Bolsonaro em mais de 40% dos processos de nomeação de reitores, sensação de insegurança acerca da garantia da autonomia universitária e respeito ao voto da comunidade marcam esse momento.

A chapa Somos UFBA Sempre de Paulo Miguez também venceu a Consulta Partidária, com 98,3% dos votos, cerca de 15% da comunidade acadêmica. A decisão segue para o Presidente Jair Bolsonaro, que tem prazo de 60 dias para a designação do próximo reitor da instituição.

O candidato Fernando Conceição, declarado como oposição presente no processo, não obteve nenhum voto. Durante seu discurso, questionou a legitimidade da eleição: ‘’ Nenhum processo é verdadeiramente democrático se não há alternância de poder.”.

A lista tríplice de vice-reitores é composta por Penildon Filho com 54 votos, Olivia Maria e Tatiana Bittencourt com 18 e 15 votos. A escolha do vice é realizada internamente após nomeação do reitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.