Rafael Souza: “Nossos repórteres são as pessoas”!

Beatriz Castellucio

Foto Acervo Pessoal


Morador do bairro de Stella Mares há 31 anos, o mercadólogo Rafael Souza (34), transformou a necessidade de consumir produtos e serviços relacionados ao bairro em um produto digital que levasse informação a todos os moradores. “Eu falei: caramba, essa região precisa de um canal, de algum meio de comunicação que venha atender essa necessidade das pessoas buscarem por um serviço, por horário de ônibus, por qualquer coisa que consiga encontrar de forma rápida e fácil”. A Info Stella, sua página nas redes sociais, foi criada em 2013 e após 9 anos de existência conta com quase 4mil seguidores no Facebook, mais de 22mil no Instagram, cinco colaboradores, diversas empresas parceiras e relevância no bairro. O perfil digital informativo, que também se transformou em uma página comercial, cresce com grande engajamento dos seguidores, agentes fundamentais na apuração e produção das notícias. “Se acontecer um acidente na avenida Dilson Jutahy Fonseca (importante avenida do bairro) pode ter certeza que a Info Stella vai receber essa mensagem em três minutos, no máximo. As pessoas já enxergam a Info como uma referência dentro dessa área geográfica. Elas são muito rápidas”!

O que te motivou a criar um perfil focado no dia a dia do bairro de Stella Mares?

Criei muito de acordo com minhas próprias necessidades. Como morador do bairro eu consumia aqui na região, então as vezes buscava algum tipo de produto, de serviço e não encontrava… Então eu falei: “caramba, essa região precisa de um canal, de algum meio de comunicação que venha atender essa necessidade das pessoas buscarem por um serviço, por horário de ônibus, por qualquer coisa que consiga encontrar de forma rápida e fácil”. No primeiro momento criei até como hobby, com nenhum interesse comercial. Comecei a alimentar a página com a rotina do que acontecia aqui. Se eu fosse à praia tirava uma foto e postava falando sobre o lugar que frequentei. Se fosse a um restaurante postava falando do restaurante, sobre o atendimento. Na época lembro que utilizava muito serviço de ônibus e aí comecei a ver que a galera, meus próprios amigos, falando “não sei que horário os ônibus vão passar”. E pronto, vamos fazer o quê? Vamos colocar os horários dos ônibus! Foi um serviço que deu um boom na Info Stella. Todo mundo ia procurar os horários dentro da página.

Como vocês ficam sabendo do que está acontecendo no bairro em termos de noticiabilidade? 

Nossos repórteres são as pessoas. Se acontecer um acidente aqui na avenida Dilson Jutahy Fonseca pode ter certeza que a Info Stella vai receber essa mensagem em três minutos no máximo. As pessoas já enxergam a Info Stella como uma referência dentro dessa área geográfica. Elas são muito rápidas! Lógico, depois que recebemos a notícia vamos checar para saber a veracidade, o que de fato aconteceu para não propagar nenhuma fake news. Mas as pessoas mandam essas mensagens para a gente de forma muito rápida, muito dinâmica.

Como é essa relação entre os seguidores e a Info Stella?

Essa interação é tão importante para a gente que nosso slogan é “comunicação interativa”. A interatividade é fundamental. É o principal norte da Info Stella. A nossa ideia é que as pessoas se unam para conseguirmos construir uma comunicação forte. Hoje temos um filtro em relação a isso porque a gente precisa ter… Na medida em que sua empresa vai tendo mais visibilidade, lógico, precisa se organizar. Hoje a gente recebe mensagens de todas as formas. É difícil. Não é fácil você lidar com pessoas com pensamentos divergentes. Vivemos um momento incerto no nosso país sobre tudo, sobre economia, sobre política e isso tem deixado os nervos a flor da pele. Enxergo isso como uma fase que a gente vai passar. Precisamos lidar com isso. A gente precisa lidar com opiniões diferentes. Isso é Jornalismo!

Na página da Info Stella você também faz propaganda de alguns negócios colocando seu rosto na frente das câmeras. Nesse sentido, você está famoso no bairro? As pessoas já te reconhecem?

É bem legal e ao mesmo tempo eu ainda não me sinto confortável nessa situação. Acontece com muita frequência. Outro dia fui à Pão e Vinho (padaria conhecida em Stella Mares), chegou um casal. O homem entrou fazendo uma zoada, falando alto “Rapaz, é você que é do Info Stella!” Eu pensei “pronto, agora foi que deu? Postei alguma coisa que o cara não gostou”. Fiquei assustado na hora. Ele “não pô, gosto muito do seu trabalho. Parabéns”! Me deu um abraço, me apresentou a esposa dele. E aí eu aliviei, abracei também, ficamos conversando. É bem legal para mim porque sou solto. Sempre que alguém vem falar comigo que acompanha a Info dá vontade de sentar, tomar um café e conversar, sabe? Converso com todo mundo, gosto para caramba… Para mim isso significa reconhecimento. O trabalho está acontecendo! A gente está conseguindo ter resultado! Até hoje ninguém nunca me parou para criticar. Fico um pouco apreensivo porque é como te falei, as coisas não estão fáceis. Por isso tento não entrar em pautas que considero perigosas. Não tenho respaldo de uma emissora de televisão. A gente é uma mídia independente e “eu tô botando a cara”. Então evito entrar em determinados temas. Mas até hoje a repercussão foi muito boa.

Percebi que quando precisam, a depender das pautas, vocês consultam determinados órgãos. Como é a relação da Info Stella com os órgãos públicos?

Hoje temos os contatos das pessoas responsáveis. Não foi fácil até conseguir ter essa estabilidade. A gente precisou passar essa credibilidade. Mostrar que a Info Stella não nasceu apenas para ficar criticando e “metendo pau” em político. Cobramos sim por melhorias dentro da nossa região. Cobramos por serviços que precisam ser prestados com qualidade, mas nosso objetivo não é só criticar. É ter um papel jornalístico de verdade. A gente deixou muito claro tanto para a prefeitura, para o governo do Estado, como para qualquer órgão público que o nosso trabalho é sério! Acho que o Poder Público percebeu a seriedade do nosso trabalho e hoje mantém uma relação mais próxima. Já temos acesso a canais, por exemplo, Secretaria de Educação, SEMOP, SECULT… Eles já mandam diretamente a resposta para a gente. Uma das principais reclamações que recebemos aqui dessa região é a falta de energia. Quando publicamos uma notícia sobre isso, automaticamente o Grupo Neonergia nos procura para enviar uma nota justificando o problema. Hoje a gente consegue não publicar uma matéria às escuras. Conseguimos falar sobre a questão e de imediato receber o retorno da prefeitura. É muito importante esse diálogo. A gente não pode se fechar para isso.

Na página, nos primeiros 20 posts, 16 são publicidade. Hoje a Info Stella tem um cunho mais comercial do quê informativo? 

Sim. Antigamente mesmo sendo informativo a gente tinha uma campanha que era direcionada ao fortalecimento do comércio local. Essa sempre foi uma bandeira da Info Stella. Até hoje temos muitos quadros durante a semana: o “Cinema na Info”, “o Momento Nostalgia”, “Tábua de maré”, enfim, tem diversos quadros na Info Stella. Mas realmente temos um perfil comercial porque é uma área que nos identificamos muito. Tanto é que estamos trabalhando com a frase: “Negócios e Notícias”. Priorizamos essa questão do empreendedorismo, dos negócios, do marketing. Também temos outros trabalhos em paralelo. Tem uma agência, inclusive, por trás disso que é a Publis, que é nossa também… Então foi uma forma de unificar duas áreas que a gente se identifica. Então vamos mesclando. Mas sim, hoje a área comercial é muito forte na Info Stella até por uma demanda das próprias empresas e do crescimento da economia local. Várias empresas novas chegando que apostam muito na Info Stella pela credibilidade que a Info tem hoje no mercado.

A Info Stella vai fazer 10 anos ano que vem. Você sentiu alguma diferença no engajamento da página no período de isolamento social? Como foi que esse processo refletiu no trabalho de vocês? 

Profissionalmente falando foi um período de crescimento. A pandemia fez com que as pessoas migrassem muito para o digital. Muita gente que não tinha Instagram passou a ter. Passou a ter outras redes sociais e a participar de forma mais assídua na internet. Terminou que conseguimos ganhar mais seguidores. Tenho muito orgulho em falar que fomos a primeira página a lançar uma campanha solidária, a “Publicação Solidária”. A gente percebeu que as empresas estavam realmente desesperadas porque a economia foi afetada também. E aí lançamos a “Publicação Solidária”. As empresas marcavam a Info Stella nos stories e a gente divulgava todo mundo que nos marcava. Ao total foram mais de mil stories! Foi muito massa! A gente divulgou todo mundo sem interesse financeiro. Essa campanha nos ajudou a ser vistos também, né? Ampliou o alcance da Info Stella, ampliou nosso engajamento… Só para você ter uma ideia, em um mês – não lembro o mês exato da pandemia – a gente teve um alcance de 1 milhão e meio. Para uma página de, na época, 19 mil seguidores. É algo surreal! Acho que foi a grande virada de chave. Acho que todas as redes sociais deram um boom nesse período.

Quais são os planos da Info Stella?

A gente quer crescer. Foi como você falou, eu falo muito “a gente”. Não falo como primeira pessoa pois acho que ninguém cresce sozinho. Às vezes não tenho um “puto” na mão para contratar, mas aí chega alguém muito determinado, querendo fazer parte do projeto, querendo contribuir de alguma forma… Massa! A gente se vira aqui, faz uma parceria… Meu sonho é tornar isso aqui uma grande empresa de comunicação. Uma grande agência em que possa mesclar de forma igualitária tanto os conteúdos, como as publicidades. Hoje não consigo. Mas meu sonho é ter uma empresa de comunicação estruturada em que a gente possa ir para outros bairros. Já é um projeto nosso.

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