O desencontro com a coerência

Anne Carvalho

“Por que tão triste?”, pergunta o autor na sua primeira página. (O escritor) André Aciman, na escolha das primeiras palavras, resumiu toda a sua narrativa nada marcante. O que se poderia esperar do livro Me encontre, a sequência do tão fenomenal Me chame pelo seu nome, uma das histórias mais bonitas da literatura LGBTQIA+? O romance de Elio e Oliver poderia ter uma continuação avassaladora. Mas quem esperava algo tão impactante como o primeiro exemplar, recebeu, no segundo, uma resposta meio ludibriante.

História

Me encontre, conseguinte a obra Me chame pelo seu nome, estruturalmente, é dividida em quatro partes diferentes, como capítulos, nas quais três vozes são distribuídas: Samuel, Elio e Oliver. Na primeira parte, intitulada “Tempo”, o autor retrata, no ponto de vista de Samuel, sua decisão de reencontrar o filho, Elio, mas seus planos e mundo viram de cabeça para baixo ao encontrar Miranda, uma mulher mais nova, por quem desenvolve uma paixão platônica. Seguindo pela mesma lógica do amor, Elio relata, em “Cadenza”, o seu novo romance cheio de mistérios e novas descobertas e Oliver, em “Capriccio”, lembra-se, por meio de uma canção de Bach, da paixão que nunca foi capaz de superar. Tudo isso para que somente na quarta parte, “Da Capo”, Elio retornasse com o seu ponto de vista para narrar o seu reencontro com o seu amado Oliver.

Crítica literária

“Estou pronto para largar tudo. Não me importa onde, quando ou por quanto tempo você vai querer. Não importa”, conta Samuel, na página 85. Tal como Sami, em sua declaração, mostrou-se determinado a largar tudo por Miranda em pouco tempo juntos, é de se esperar que os leitores de Me encontre também se sintam incentivados a abandonar o livro após a vigésima página. André Aciman revela-se incoerente ao lançar “Tempo” dentro da sua narrativa, assemelhando-se a Herman Koch, em O jantar, com as muitas divagações que não se enquadram ou ajudam na construção da narração. Extensa, demorada e com mais de cento e dezoito páginas, “Tempo” se mostra extremamente cansativa e quebra qualquer expectativa do leitor de que Elio e Oliver se encontrarão em algum momento. A partir disso, o que se conclui é que a história bonita de Samuel e Miranda poderia ter sua perspectiva própria dentro de um outro lançamento e não entre as linhas de Me encontre, cujo principal enfoque, como sequência de Me chame pelo seu nome, deveria ser a história do casal principal. Páginas mais tarde, o fio de esperança que ainda existia em um leitor exaurido para o reencontro de Elio e Oliver é brutalmente cortado pelo autor mais uma vez. “Cadenza”, que poderia ser um suspiro de alívio e, finalmente, amor para o leitor ansioso pelo casal do primeiro exemplar, apresenta uma narração longa de noventa e três páginas de um novo romance entre Elio e Michel, que investiga uma partitura antiga de família. Sem resposta para o mistério, a parte se encerra sem nenhuma contribuição coerente para a história. Diferentemente de “Tempo”, “Cadenza” não deveria estar presente no enredo ou em qualquer outro livro.

Em compensação, a parte chamada “Capriccio” apresenta um dos pontos de vista mais importantes de Me encontre: a voz de Oliver. Enquanto Me chame pelo seu nome tem Elio em primeira e única pessoa, apresentando seus picos de sentimento, questionamentos adolescentes e angústias sobre o seu primeiro amor, Me encontre surpreende ao mostrar como Oliver, durante e após o seu primeiro encontro com Elio, acumulou um sentimento muito mais intenso do que o próprio Elio descrevia ou acreditava, além de se manter estagnado no tempo desde a separação dos dois. “Você viveu a vida errada, meu amigo, e quase desfigurou aquela que devia viver”, diz Oliver a si mesmo na página 248. Sem questionamento, “Capriccio” é a seção mais interessante, com ótimas trinta e uma páginas e um ponto de vista essencial. Após páginas exaustivas que constituíram as duas primeiras partes e um ponto de vista importante, a parte “Da Capo”, que, finalmente, aborda Elio e Oliver como personagens principais, decepciona os leitores com o seu desenvolvimento. Ainda que o casal carregue um dos amores mais lindos e puros dentro da literatura em Me chame pelo seu nome, o reencontro mostra-se frio e desconexo. O que se podia esperar é que, ao menos, Aciman desenvolvesse a relação gelada por meio de mais páginas, para que tudo retornasse à beleza inicial de maneira coesa. Porém, o que deu para fazer nas onze páginas restantes do livro que constituíram a parte “Da Capo”? Apenas o enredo final desestruturado, apressado, com detalhes desnecessários e um final ralo que nunca poderia fazer jus à verdade de Elio e Oliver. Com isso, o que mais fica evidente é que Me encontre não passou de uma resposta indiferente e capitalista de André Aciman aos fãs desesperados por mais um pouco de romance de Me chame pelo seu nome. O melhor seria se não houvesse resposta alguma.

Aspectos técnicos: pontos positivos e negativos

“O que aconteceria se eu o visse novamente? Eu sangraria, choraria […]? E se o visse com outra pessoa […]? E se em vez de uma mulher, fosse um homem?”, pergunta-se Elio dramaticamente na página 103, de Me chame pelo seu nome. Quem nunca se colocou diante de questionamentos tão parecidos durante um amor platônico adolescente? André Aciman constrói seus personagens em meio a dubiedades tão pertinentemente humanas que é impossível o leitor não se identificar ou questionar a si próprio através deles. Em Me encontre não é diferente. Apesar dos pontos negativos de desequilíbrio narrativo, Aciman mantém seu traço de escrita impecavelmente moderna e bem estruturada, além de trazer referências ricas, linguísticas e musicais, da literatura do século XVII, que contextualizam com seus muitos diálogos e descrições inteligentes. O autor também não deixa a desejar quanto à construção coesa e amadurecida dos seus personagens entre as duas narrativas e divisão técnica em partes e pontos de vista de acordo com essas partes, ainda que literariamente desequilibrados, que facilitam a fluidez narrativa.

Além disso, Aciman é diferente de autores como James Baldwin, em O quarto de Giovanni, Victor Heringer, com O amor dos homens avulsos, e Michel Laub, escritor de O Tribunal da quinta-feira, que seguem uma linha arcaica, clichê, genérica e trágica na literatura gay contida em abordar o LGBT+ como fonte de dor, AIDS e sofrimento, dispondo sempre de mortes terríveis, finais tristes ou separações inesperadas causadas por todas essas motivações ou LGBTfobia. Ele quebra esse arcaísmo, não somente em Me encontre, mas em suas narrativas desse gênero, tratando a bissexualidade de forma natural e fluida, além de apresentar problemas que nada tem a ver com sexualidade, como sempre se é visto nas demais ficções. Aciman apresenta finais felizes e confortáveis aos seus personagens, sem destacar diretamente seu romance com problemas de aceitação ou preconceito. Esse é o seu diferencial.

Ainda que o escritor traga grandes decepções e pequenos encantamentos no decorrer do seu livro, a percepção que se tem após uma leitura cansativa e análise minuciosa de Me encontre é que André Aciman nunca quis escrever uma continuação para Elio e Oliver, mas cedeu a pressão dos fãs e à sedução impetuosa do capitalismo, a fim de vender mais um livro. O epílogo de Me chame pelo seu nome deveria, de fato, ser o epílogo da história de Oliver e Elio, sem dar espaço para a criação de uma nova história. Assim, Me encontre é recomendado somente para aqueles que não possuem afinidade e expectativas quanto ao reencontro de Elio e Oliver. Caso contrário, não é aconselhado investir tempo e dinheiro em uma leitura tão fatigante.

Sobre o autor

André Aciman é um escritor ítalo-egípcio-americano e pesquisador da literatura do século XVII. Como uma das vozes mais importantes e estimulantes da literatura contemporânea, Aciman se distingue pela sua capacidade de descrever e captar as matrizes das emoções humanas. É professor de teoria da literatura e leciona obras de Marcel Proust no Graduate Center da Universidade da Cidade de Nova Iorque. Em 2009, recebeu o título de escritor visitante na Universidade Wesleyan. É autor de Me chame pelo seu nome, livro ganhador do Lambda Literary Award e inspiração ao roteiro do filme de mesmo nome, distinguido com o Óscar de melhor argumento adaptado em 2018. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.