Fluida como as águas, mutável como a lua

por Elaine Alves

Arquivo pessoal: Samantha Suyane

As águas do Velho Chico em Petrolina, os rios de Oromocto no Canadá e as praias de Salvador cercaram Samantha Suyane (19) em diferentes momentos da sua vida. A água é um elemento fluido, que se adapta a qualquer lugar. Assim que Samantha também se descreve. O desejo de aprender e a curiosidade é o que move a jovem. Isso possibilitou a realização de um intercâmbio no Canadá pelo Projeto Ganhe o Mundo, fornecido pelo governo de Pernambuco no ano de 2020.

Nascida em Petrolina, é notório o orgulho de onde veio em suas falas. Ela é muito grata pela existência desse projeto que deu oportunidade a ela de expandir seus horizontes e conhecer uma nova cultura. Samantha afirma que o que mais gostava de fazer durante o intercâmbio era apresentar aspectos da cultura nordestina para a host family. Em tom descontraído, lembra: “Um dia, eu estava estudando e escutei Parabéns da Pabllo Vittar. Quando desci estava lá tocando na TV e não era só a música, era a coreografia do Fitdance”. Outra ocupação que marcou esse período foram as atividades de escrita das disciplinas Creative Writing e English Language Arts, que consistiam na elaboração de textos sobre diversos temas. Um dos tópicos escolhidos por ela foi a comparação entre os sistemas de saúde canadense e brasileiro.

Vida acadêmica imersa na criatividade

Para a estudante do segundo semestre de Jornalismo da Facom UFBA, a escolha do curso veio de uma infância imersa na Literatura e na escrita. Aos 8 anos ela já escrevia em seu próprio blog e em uma revista fictícia. O hábito da leitura, incentivado pela avó, se iniciou com os livros “Almanaque da Mafalda” e “O Pequeno Príncipe’”, além de livros nacionais como ‘’Fala Sério Mãe’’. “Muitos escritores nacionais que eu li quando criança são jornalistas de formação, então eu pensava: para ser escritora preciso ser jornalista”, afirma.

A criatividade presente desde a infância foi o que motivou Samantha em um primeiro semestre turbulento, no qual cogitou a transferência de curso. A disciplina Comunicação e Arte, com os trabalhos manuais, foram um grande incentivo para continuar. Já no segundo semestre, Semiótica foi o que chamou a atenção da estudante, pois despertou um interesse que parecia estar perdido.

Diversão e afeto estão sempre presentes

Seja nos trejeitos ou na forma de falar, um marcante traço da personalidade de Samantha é o humor contagiante. Extrovertida, consegue se comunicar facilmente com todos ao seu redor. “Meus amigos dizem que sou um personagem muito bem construído”, brinca. Sempre tem um comentário engraçado a fazer, não deixando de lado o tom irônico e as expressões divertidas que surgem naturalmente.

Samantha preza muito por suas amizades, seja em Petrolina ou em Salvador, ambos grupos de amigos a definem como o elo que os une. “Eu acredito que as pessoas consideram isso como um traço inesperado meu. Por exemplo, na escola eu discutia com as pessoas, chegavam minhas amigas e eu dava um beijo na testa de todas. Eu sou, de fato, estressada, mas sou muito cuidadosa com minhas amizades”, assume.

A cozinha e o Tarot como forma de autoconhecimento

Samantha cultiva diversos hobbies. Cozinhar é um deles. Sua relação com os alimentos mudou quando decidiu parar de comer carne, aprendeu a cozinhar e a admirar a culinária vegetariana. “Fui de uma pessoa que almoçava arroz com carne de hambúrguer quando estava sozinha em casa, para uma pessoa que sabe fazer torta, lasanha, risoto”, conta aos risos. A paixão por café também marca presença, desde o café preto até o mais diferente, seguindo receitas da internet, ela diz que não existe hora certa para um bom café.

O interesse por Tarot também surgiu nessa fase. A jovem aprendeu a interpretar os arcanos maiores, as 22 primeiras cartas do baralho. “Encontrei no Tarot uma forma de autoconhecimento e crença em minha intuição”, declara. A carta favorita é A Sacerdotisa, que simboliza uma visão além do óbvio e tem como astro a lua, que Samantha tem tatuada em seu ombro. A Sacerdotisa conduz a uma viagem interna, em busca de exercitar a intuição e a sabedoria. Essa mentalidade inspira e guia Samantha nos caminhos que ela pretende seguir.