Colégio Eleitoral confirma Miguez e aliados

Marcele Magalhães

A lista tríplice para a indicação do reitor foi definida tendo como vitoriosos membros ligados à situação. Foram indicados, nesta ordem, Paulo Miguez, atual vice-reitor, Eduardo Mota, atual Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, e Olival Freire, Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação de 2014 a 2019, atual coordenador do Capes-Print da UFBA. Apesar disso, sobre a universidade ainda paira um ar de desconfiança quanto ao processo eleitoral, já que Bolsonaro pode não escolher o primeiro nome da lista. Essa nomeação deve ser feita antes do fim do atual mandato de reitor, em meados do mês de agosto. O encontro para formação da lista se deu na última quarta-feira (1º) no auditório do prédio de arquitetura com membros do Consuni e do Consepe.

A falta de alguém da oposição na relação se dá em um momento de grande receio quanto à nomeação, feita por Jair Bolsonaro, PL. Durante seu mandato, o governante não elegeu o concorrente com mais votos em cerca de 40% das eleições universitárias. Por outro lado, escolhas que ignoram completamente a lista tríplice ainda não possuem precedentes. Até mesmo no atual governo.

Na lista de vice apareceram Penildon Filho, Olívia Maria e Tatiana Bittencourt. Os primeiros colocados na votação foram também eleitos na consulta feita com a comunidade da UFBA entre os dias 24 e 25. Nessa pesquisa, contabilizaram votos de alunos, docentes e técnicos da Universidade. Das mais de 50 mil pessoas que tinham direito ao sufrágio, cerca de 10 mil o exerceram.

Durante a reunião, houve a sustentação oral das candidaturas, de forma presencial e à distância. No geral, os postulantes recitaram seus currículos, a atuação na UFBA e suas intenções caso se tornem reitores. Dissertaram ainda sobre a crise na educação brasileira. Brados de autonomia universitária e manifestações contrárias ao governo federal também puderam ser ouvidos. Três concorrentes fizeram, inclusive, críticas ao processo da consulta, bem como ao grupo da situação.

A conferência contou com 11 candidatos inscritos, sendo 6 ao cargo de reitor e os demais ao de vice. Cada concorrente discursou por aproximadamente 15 min. Após as expressões, ocorreu o sufrágio secreto e nominal. As eleições terminaram com 91 votos para reitor e 90 para vice. Paulo Miguez e Penildon tiveram 54 votos cada. Não houveram abstenções ou nulos. O principal representante da oposição, Fernando Conceição, não recebeu votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.