Formação da lista tríplice para reitor e vice-reitor da UFBA ocorreu sem oposições

Damilla Carmo

Na tarde de quarta-feira (01), aconteceu no auditório da Faculdade de Arquitetura a votação para formação da lista tríplice nos cargos de reitor e vice-reitor na Universidade Federal da Bahia. A composição da lista não teve oposição aos dirigentes atuais nem à Consulta. A nomeação de reitor é feita pelo ministério da educação com os três mais votados na lista. A transmissão foi feita ao vivo pelo canal do Youtube da TV UFBA.

Os candidatos que compõem a lista são: Paulo César Miguez de Oliveira, Eduardo Luiz Andrade Mota e Olival Freire Jr com 54, 17 e 16 votos respectivamente. Eduardo Luiz e Olival Freire Jr em suas sustentações orais relataram o apoio ao candidato Paulo César Miguez de Oliveira, que foi o vencedor da Consulta Partidária com 98,3% dos votos.

O candidato a reitor Fernando Conceição, que não obteve votos e não entrou para lista tríplice, apresentou em sua sustentação oral que “ Muitos falaram pouco porque eles também eram laranjas”, declarou com indignação o fato de não existir oposição à candidatura de Paulo César Miguez.

A lista tríplice da vice-reitoria foi formada por Penildon Filho, que esteve na campanha da Chapa 1 juntamente com Miguez, Olivia Maria Oliveira e Tatiana Bittencourt, com 54, 18 e 15 votos respectivamente. Os vices são escolhidos pela Universidade.

De acordo com dados da Folha de S. Paulo o Presidente Bolsonaro vem desconsiderando as primeiras nomeações para reitor nas universidades em 40%, gerando um clima de insegurança na comunidade, quebrando uma tradição que vigora desde 1960. O presidente da república terá um prazo de 60 dias, após envio da lista ao Ministério da Educação, para escolha do dirigente. No mês de agosto terá fim o mandato do atual reitor João Carlos Salles.