Continuidade da gestão é desejo de maior parte do conselho universitário da UFBA

A lista tríplice da universidade é composta por aliados da atual gestão

Anne Meire Cardoso

Lista tríplice para nomeação do próximo reitor da UFBA é formada por apoiadores da atual gestão. Paulo Miguez, atual vice-reitor, Eduardo Mota, atual pró-reitor de planejamento e orçamento, Olival Freire Jr, pró-reitor de pós-graduação e pesquisa até 2019, foram os mais votados pelo colégio eleitoral. A nomeação do reitor é feita pelo presidente da república, Jair Messias Bolsonaro(PL). Em contrapartida, a nomeação do vice-reitor é alçada da universidade. A sessão ocorreu na tarde da última quarta-feira (01), no auditório da Faculdade de Arquitetura.

O professor da Facom Fernando Conceição, um dos candidatos a reitor, não obteve nenhum voto. Em seu blog, acusa uma combinação das indicações: “Tudo já estaria combinado entre os sindicatos/DCE e o atual gabinete visando entronizar como sucessor automático de João Carlos Salles Pires o seu pupilo Paulo Miguez, enxertando depois na lista tríplice dois nomes “laranjas” tirados da cartola do reitor como em vezes anteriores”. Conceição já tinha questionado, em abril passado, a legitimidade da consulta à universidade, tendo pedido de Revisão das Normas Reguladoras da Consulta Informal e Paritária indeferido

O colégio eleitoral é formado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho Universitário, totalizando 93 eleitores, entre docnte, técnico-administrativos e estudantes. Os candidatos que pertencem a alguns dos conselhos são vetados para votar nos cargos pleiteados. Os mais votados tanto para reitor, quanto para vice-reitor foram consonantes com a consulta. A chapa “Somos UFBA Sempre” foi a única que se submeteu à opinião da comunidade universitária.

O mandato do atual gestor, João Carlos Salles, é finalizado em 14 de agosto de 2022. Os candidatos puderam fazer uma sustentação oral de até 15 minutos. A reunião foi transmitida ao vivo pelo canal no YouTube, TV UFBA, a gravação permanece disponível.