A elegância de um jovem que vive a simplicidade

Com uma de suas maiores paixões, os livros.
Foto: Acervo pessoal

Por Glenda Morais

Um passo de cada vez

Desde pequeno com o hábito de deixar os materiais arrumados na mochila, de consumir lanches saudáveis e ter disciplina em sala de aula, Luiz Felipe Sena, estudante de Jornalismo na UFBA, se tornou cada vez mais organizado e adepto à rotina. Como toda pessoa quando criança, já sofreu bullying. Ele recebia apelidos como “Luiz Boneco” pelo seu jeito “certinho” e centrado diante dos seus colegas. Entretanto, aos 19 anos, Felipe, como prefere ser chamado, diante das adversidades da vida, compreende que nem tudo ocorre da maneira que queremos.  Em constante evolução, vivenciar novas etapas ao longo de sua juventude reflete no tipo de pessoa que quer ser. Prefere focar no agora e entender que mudanças são essenciais e que o imprevisível faz parte da vida: “Quando ocorre imprevisto eu tento agir com resiliência”, cita.

Apegado à sua essência afetiva

De uma família conservadora, mas que preza a espiritualidade e o livre arbítrio, o jovem desenvolveu o apego aos laços familiares e afetivos. Depois de dois anos de pandemia, ao presenciar em sua família um quadro depressivo de uma tia, a empatia e o sentimento de solidariedade se fortaleceu diante seu caráter: “Cada pessoa carrega uma carga nas costas, por isso tente ser gentil”, defende. Com isso, aprender a ouvir e a se colocar no lugar do outro potencializou seu desejo de contribuir para a mudança social em busca de um mundo melhor.

Quando pequeno, ele diz que era aquele menino tímido na rua, porém sapeca em casa. Amante dos brinquedos como Max Steel dado pelo seu pai, era também constantemente incentivado pela mãe a gostar da prática literária. Foi no início do ensino médio, no colégio em que estudava, Estadual Mario Augusto Teixeira de Freitas, em Nazaré, bairro de Salvador, que a leitura do livro “O Pagador de Promessas”, incentivado pelo professor de língua portuguesa, Raulino Jr, o reintroduziu ao universo literário de modo a nunca se desapegar.

Com suas idas semanais à Biblioteca Central do Estado da Bahia para pegar livros emprestados e estudar, Felipe descobriu na biblioteca o seu ambiente de aconchego, o que fez com que sua ânsia pelo desconhecido se potencializasse. Assim, através de clássicos da literatura brasileira como “Dom Casmurro” e “Capitães de Areia”  até a leitura de gêneros mais distópicos como a “A Revolução dos Bichos”, fez com que, no ano de 2020, criasse o perfil literário no Instagram, de nome @vialactea.literaria, com o objetivo de publicar suas encantadoras resenhas.

Ao ampliar ainda mais seu acervo e também apreciar grandes referências do jornalismo, como “Holocauto Brasileiro” e livros da autora e jornalista Daniela Arbex, seu gosto também pela escrita o influenciou a seguir, cada vez mais, para a área da Comunicação Social, mas, toda essa paixão não se limita apenas aos livros. Felipe também tem forte apego a moda, ao utilizar de referências da cultura indie e do estilo retrô em seus looks e visuais por onde quer que ande.

Nos trilhos para a área de Comunicação, Felipe Sena em Congresso Nacional realizado pela Intercom.
Foto: Arquivo pessoal

A optativa que está cursando como Estudos de Produtos Comunicacionais, como aluno do segundo semestre de Jornalismo na UFBA, além de adquirir conhecimentos na área, o possibilita ser ainda mais versátil e eclético do que é. Foi nela que começou a diversificar seus gostos por filmes mais atuais como “O Parasita”, além de de admirar os clássicos do musical como “Hairspray”. Já seu gosto pela música é um pouco mais saudosista ao preferir os grandes nomes da Jovem Guarda como Roberto e Erasmo Carlos, além de Vanessa Rangel, referência da MPB dos anos 90.

Seu futuro é logo ali

O garoto eclético também cultiva o hábito de cuidar da mente e do corpo. A prática de exercícios físicos há um ano e oito meses na academia é sua motivação para manter um corpo saudável, elevar cada vez mais sua autoestima e seu jeito ativo de ser. Como apreciador da vida e da paz espiritual, a praia é seu ambiente de descanso. Como todo amante da natureza, ao se jogar nas águas salgadas em Gamboa, em Morro de São Paulo, um de seus lugares favoritos, é como se permitir refletir e aceitar que os desafios que surgem são necessários para a construção de algo maior.

O garoto simples relata que escolheu a Comunicação por querer expor as mazelas sociais de Salvador e trazer uma nova perspectiva para as comunidades e periferias da cidade. Além de gostar do Jornalismo de nicho, pretende também escrever colunas para reinventar a perspectiva da moda masculina em Salvador. Na Facom, seu principal objetivo atualmente é ingressar no PETCom, por gostar da Revista Fraude e dos posts sobre séries e livros. Ao final do curso, pretende realizar sua pós-graduação, mestrado e pós-doutorado com o objetivo de ser professor concursado da própria faculdade, ou, se possível, de outra instituição de ensino superior.  Além disso, carrega consigo  forte desejo em cursar outra graduação: o curso de Direito.