Mulheres no Muay Thai : Um Crescimento Pandêmico
Nos últimos anos, principalmente por benefícios como emagrecimento e definição muscular e defesa pessoal, a procura pelo aprendizado de alguma modalidade de arte marcial só aumentou, principalmente entre mulheres. Entre as artes mais procuradas está o Muay Thai.
Nascido na Tailândia, há mais ou menos dois mil anos, o Muay Thai, também chamado de boxe tailandês, é parte importante da cultura do país do sudoeste asiático. Ainda bastante confundida com o kickboxing, o Muay Thai consiste na utilização de golpes combinando punhos, joelhos, pés e cotovelos. Daí, o motivo de também ser chamado de “arte das oito armas”, o que o difere, em muitos aspectos, do Kickboxing. “O Kickboxing não possui cotoveladas, como tem no Muay Thai. No Muay Thai, as movimentações são menores que no Kickboxing, não tem os pêndulos, como tem no Kickboxing. No clinch, quando você segura o seu adversário, no Muay Thai, você pode dar uma quantidade infinita de joelhadas, enquanto, no Kickboxing, você só pode uma”, diz Rafael Britto, 35 anos, instrutor da equipe VIP Combate, praticante de Muay Thai há vinte anos e instrutor das duas artes há dez. “No Kickboxing, há subdivisões. Há mais movimentações e uma diferença da postura do atleta”, semenda.
Uma rápida busca por academias de Muay Thai em Salvador pelo Gympass, plataforma conveniada com várias academias e empresas pelo mundo todo, apresentou mais de trinta opções. Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, a procura pelo Muay Thai, como por outras atividades físicas não diminuiu, como explica Rafael. “No início da pandemia, o impacto foi muito forte, pelo fechamento das academias e pela proibição do contato entre as pessoas, até porque não se sabia como lidar com o vírus ainda, mas, dois ou três meses depois, a procura por aulas particulares cresceu bastante. Desde então, o Muay Thai cresceu de forma absurda; hoje tenho todos os meus horários preenchidos e a demanda só aumenta”.
Os objetivos de quem busca o Muay Thai podem ser os mais diversos, considerando os benefícios oferecidos, podendo servir como forma na ajuda pelo emagrecimento, até para relaxamento, como diz a advogada Malu, 23 anos, praticando o esporte há, mais ou menos, quatro anos. “Comecei no Muay Thai, tanto como uma forma de atividade física, como para ‘desestressar’, relaxar, porque, no Muay Thai, tanto usa soco como chute. É um esporte bastante intenso. Por ser algo muito dinâmico”
Conversamos com Malu em uma aula na Budokan, academia de artes marciais em Salvador com mais de 30 anos de existência. Além da advogada, na aula ministrada pelo Professor Rafael Vasconcelos, 30 anos, havia outras duas alunas. “No início, a maioria era homens. Nos últimos 15 anos, percebemos que as mulheres passaram a ver que as artes marciais também podem ser praticadas por elas”, conta a empresária Serena Aguiar, proprietária da Budokan. “Nos últimos quatro anos, nosso percentual de alunas gira em torno de 30 a 35%”, acrescenta. E o que mulheres e meninas têm buscado em aulas de Muay Thai ? ” As preferências delas são por emagrecimento e condicionamento físico e o segundo objetivo é defesa pessoal”, diz Serena. Rafael Britto concorda: “Hoje, 70% do meu público é de mulheres e elas buscam o Muay Thai como prática de esporte, defesa pessoal, e os benefícios no auxílio ao emagrecimento”.
Chama atenção o interesse por defesa pessoal, o que leva a questionarmos se o Muay Thai constitui-se em um eficiente sistema de defesa pessoal. “Acredito que sim”, diz Malu. “Obviamente que em uma situação envolvendo arma de fogo, aí não, mas, em uma outra situação o Muay Thai ajuda bastante, apesar de aprendermos a não usar na rua, a noção de como aplicar os golpes e as suas intensidades acaba servindo como autodefesa”. Em consonância com a afirmação de Malu, a autoconfiança é um outro benefício apontado pelo Professor Raphael Vasconcelos. “Acredito que aumenta confiança, com certeza, dá mais energia durante o dia (a pessoa consegue trabalhar melhor durante o dia, já não fica cansada); dá sensação de mais confiança porque a pessoa sabe que consegue se defender em situações básicas de briga, então acaba que melhora a autoestima”. “O Muay Thai é uma excelente arte marcial, porque dá confiança para que a mulher se defenda, em caso de necessidade”, diz Rafael Brito. “Inclusive a uma busca também por competições femininas, que são realizadas em alguns estabelecimentos”.