Adriele Lisboa: “Quero para o futuro é que a galera conheça a Sussuarana como quem mora aqui conhece”

Gabriel Oliveira

É com esta aspiração que Adriele Lisboa, jornalista e estudante de publicidade, utiliza as redes sociais como principal ferramenta comunitária. Criadora e administradora do portal Sussuarana City, a jovem noticia os principais acontecimentos do seu bairro através de sua página no Instagram. O portal que já possui 8mil seguidores atualiza a população de 30mil habitantes sobre os principais eventos e projetos comunitários. O Sussuarana City, recentemente realizou a cobertura da Taça das Favelas, o campeonato de futebol que consagrou o time masculino da Sussuarana como primeiro campeão do estado. O bairro, atualmente, utiliza da página como principal veículo informativo local. “No perfil eu não posto nada relacionado à violência, a furtos, roubos, assaltos, tiros, motos roubadas. Essas coisas a gente já tem na televisão”.

De onde surgiu a vontade de criar uma página de notícias e por quê voltada ao público da Sussuarana?

A vontade de criar uma página de notícias para a região da Sussuarana partiu de buscar notícias referentes ao bairro na internet e só achar coisas relacionadas a violência, tráfico e morte. Eu moro na Sussuarana desde que nasci e tudo que tem na internet é só violência? Então criei a página e comecei a postar notícias do bairro. Quando você pesquisava “Acidente Sussuarana” não tinha, porquê nenhum veículo de comunicação noticiaria isso. Nessa mesma época começou a pandemia.

Inclusive os primeiros posts da página surgiram ainda no início da pandemia. Como foi para vocês administrarem um veículo noticioso durante este período pandêmico?

Eu criei a página no final de 2019 e em 2020 foi quando a COVID começou. Então passei a noticiar as informações sobre a Covid-19, o número de casos, os locais que estavam fechados ou abertos. No começo foi muito complicado para mim porque chegava muitas notícias de “na rua tal tem tantas pessoas doentes”. Acabaram circulando muitas notícias falsas. Eu acabei veiculando uma notícia falsa na época porque me mandaram. Eu postei sem fazer a verificação. Acabou até gerando uma confusãozinha, mas também foi a primeira e a última vez. A partir disso eu só noticiei coisas de fontes confiáveis.

Como funciona a administração do perfil? Você trabalha sozinha ou já possui uma equipe que lhe auxilie na checagem e distribuição dos posts?

Eu administro o perfil sozinha. Desde o começo sou eu que faço a checagem. Faço as fotos. Os moradores também me mandam fotos e vídeos quando eu não estou presente. Atualmente tem um quadro aqui no perfil, o Delícias da Sussuarana, onde a gente mostra belezas da Sussuarana relacionadas a comidas ou eventos. Para que a galera saiba que é daqui da Sussuarana e que é muito bom.

“A ideia é elevar a Sussuarana em outro patamar, sabe? De transformar a Sussuarana em um bairro como a Barra, como um bairro cultural, a Sussuarana tem muita cultura”

Como você realiza a seleção do que então noticiar ao público da página?

Aqui no perfil eu não posto nada relacionado à violência, a furtos, roubos, assaltos, tiros, motos roubadas. Essas coisas a gente já tem na televisão, já tem compartilhado em outros meios de comunicação. Então aqui eu costumo postar “Poste pegou fogo”, notícias que interfiram diretamente em Sussuarana. “Um carro bateu e deixou engarrafado”, coisas relacionadas ao bairro.

Diante do que esperava na criação da página, o Sussuarana City tem atendido suas expectativas?

Pode até parecer clichê, mas superou muito as minhas expectativas. Eu sabia que seria uma boa ideia já que não tinha nenhum aqui no bairro, mas eu tinha muito medo de dar errado ou das pessoas não gostarem e acabou que deu certo. Está dando certo. Inclusive o Sussuarana City já me proporcionou muitas experiências legais e transformadoras. Eu sou muita grata ao Sussuarana City.

A página já conta com mais de 08 mil seguidores, vocês esperavam essa adesão dos moradores ao Sussuarana City?

Quando a gente começa um negócio a gente quer muito que dê certo mas não fazemos ideia do tempo que vai precisar para que isso aconteça. O Sussuarana City tem um pouquinho mais de dois anos, então assim… Para algumas pessoas 08 mil seguidores é pouca coisa dentro desse tempo, mas eu acho que é muita coisa porque já são quase 09 mil. Por mais que a gente não queira, a gente se surpreende quando acontece. A parte mais legal para mim como criadora, como administradora da página é que não são quase 09 mil números. São quase 09 mil pessoas que confiam no meu trabalho e que são informadas por ele.

E você já planeja projetos futuros para a página?

No começo eu não levava muito a sério a criação de conteúdos para o portal. Hoje eu consigo pensar em conteúdos. No momento, o que eu quero muito é que chegue aos 10K. Para isso eu tenho investido com minha amiga Danubia Santos no quadro Delicias da Sussuarana, que tem atraído muita gente. A galera gosta de conhecer o que tem no bairro e tem muita coisa aqui que muita gente não conhece.

O Sussuarana City é o maior veículo de notícias do bairro. O que vocês pretendem fazer com tamanha visibilidade?

Nós somos uma potência muito grande. A Sussuarana ganhou a Taça das Favelas daqui da Bahia. Muita gente nem conhecia a Taça das Favelas e passou a conhecer a partir da visibilidade que o Sussuarana City trouxe. Tem as ações do CUFA Sussuarana que a galera não conhecia e passou a conhecer por causa da visibilidade que a página dá. Dentro desse projeto que eu tenho com minha amiga, Delícias da Sussuarana, a ideia é que as pessoas passem a conhecer as belezas do bairro. Então o que eu quero pro futuro é que a galera conheça a Sussuarana como quem mora aqui conhece. Porque as pessoas saem daqui e vão para outros bairros para consumir produtos que já têm aqui. A ideia é que as pessoas saiam dos outros bairros e venham consumir aqui, potencializando o consumo, os negócios, os empreendedores e comerciantes locais.