Estudantes da UFBA realizam ato de mobilização contra bloqueio de verbas para educação

Anna Julia Barbosa

Estudantes e docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizaram hoje (06) uma mobilização popular em frente ao Palácio da Reitoria, no Canela, que se estendeu até a Prefeitura de Salvador, na Praça Municipal. O protesto contra os cortes do Governo Federal em instituições de ensino foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA e União Nacional dos Estudantes (UNE).

Segundo o reitor da UFBA, Paulo Miguez, em entrevista à Rádio Metrópole: “É um bloqueio da ordem de 5,8%, que vai agravar ainda mais a situação que já estávamos enfrentando com o corte anterior”. A mobilização reuniu docentes, integrantes dos centros acadêmicos, movimentos estudantis e sindicatos. Dentre os presentes o deputado federal reeleito Hilton Coelho (PSOL), Maria Mariguela (PT) e Emanuel Lins, presidente do Sindicato Dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB).

Mobilização na reitoria

O decreto 11.216/22, sancionado três dias antes do primeiro turno das eleições, autoriza a realocação de verbas (corte de R$1,059 bilhão) do orçamento de 2022 para o Ministério da Educação (MEC). A decisão representa o contingenciamento de R$328,5 milhões apenas nos recursos para universidades federais, as quais têm o seu funcionamento ameaçado.

Após as consequências do decreto terem sido divulgadas, a UNE, em prol do movimento “Não ao Confisco do Orçamento da Educação”, publicou um calendário de mobilizações através das redes sociais. Nesta programação, entre os dias 10 a 17 de outubro ocorrerão plenárias nas universidades e instituições federais, nas quais membros se reúnem para discutir e definir as questões futuras.

“Amanhã (07) teremos assembleia do sindicato às 10h na nossa sede para consultar a categoria sobre a posição no segundo turno e também entrará na discussão a questão dos cortes”, afirmou Emanuel Lins.

Mobilização na rua

No dia 18 deste mês será realizado o Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro, no qual é esperado o compromisso social de todas as instituições federais do Brasil. Maria Marighella, atual vereadora de Salvador pelo PT, falou do significado do protesto: “O que estamos fazendo aqui é somar e dizer que sem educação não há futuro, sem juventude não há sonho, sem juventude não há nação”